Muito tem se falado em crenças limitantes. Até na televisão o assunto está virando febre. Começo então esse texto de maneira simples, definindo esse termo: Crença limitante (ou limitadora/bloqueadora) é tudo aquilo que nos foi ensinado recomendado ou que formamos através de nossas próprias experiências e que nos leva a acreditar que, para algo ser realizado e superado, precisa de uma condição.
Resumindo, é tudo aquilo que (aparentemente) precisa de uma condição para que possa acontecer. Essas crenças são instaladas em nossa personalidade e em nossa maneira de enxergar o mundo e nos moldam de tal maneira, que ficamos paralisados ou criamos medo e resistência às mais diversas formas de agir e enfrentar nossa realidade.
Tudo isso porque essas crenças são como regras de como devemos pensar, agir, sentir e decidir sobre tudo. As crenças são formadas durante toda nossa vida, seja através do que vivemos e concluímos por nós mesmos, seja algo que nossa família nos ensina, ou a sociedade ou a escola etc.
Alguns exemplos:
“Homem é tudo igual!”
“Eu quero mas não posso…não consigo”
“Não vou saber lidar com isso”
“O problema está nos outros, não em mim”
“Só vou ser feliz quando casar” (Ou “quando for magra” ou “quando for rico”, “quando conseguir aquele emprego” e por aí vai…)
“Não posso revelar quem sou e o que realmente quero, pois vão deixar de me amar e de me aceitar”
Todas as maneiras limitantes de se pensar são extremamente prejudiciais, visto que, é a partir da forma que pensamos, que vamos agir e reagir aos fatos de nossas vidas. Outra questão fatal das crenças é que elas nos guiam ao que sentimos e consequentemente às nossas emoções.
Ou seja, se tenho uma crença limitante que diz “sou burra, nunca vou conseguir vencer na vida mesmo!”, e alguém faz um comentário ou crítica, muitas vezes querendo até ajudar e te direcionar para uma decisão mais adequada e fácil, sua crença vai te guiar para as seguintes conclusões: “se ele(a) está dizendo isso tudo, é porque sou burra mesmo!” ou então “Sabia que ele(a) não gostava de mim, só me critica”, dentre outras diversas maneiras de pensar que são apenas o reflexo de sua crença limitante.
Percebem o grande perigo do qual estamos falando?! Se nossas decisões, sentimentos e ações são pautadas em nossas crenças, então a nossa autoestima, nossos relacionamentos e todo nosso potencial poderá ser comprometido, afinal, via de regra, nossas crenças são absolutas, não há exceção. Se acredito que sou ruim, tudo a minha volta serão apenas sinais dessa “verdade” que criei dentro de mim.
No Coaching, com o processo desenvolvido através das técnicas e ferramentas utilizadas nas sessões, é possível não só detectar quais são as crenças limitantes, como também ressignificá-las aos poucos ou então, ao menos abrir um espaço para que o coachee possa refletir toda vez que se deparar com essa limitação dentro de si, abrindo um caminho novo a ser preenchido com outros pensamentos, ou até mesmo com as crenças potencializadoras que já possui (crenças que nos fortalecem e nos motivam).
A consequência desse trabalho será, na melhor das hipóteses, uma incrível melhora no equilíbrio da autoestima e um fortalecimento na motivação e fé em si mesmo. Ou então, no mínimo, poderá abrir-se um espaço para reflexão e possível tomada de novas direções toda vez que aquela determinada crença limitante assombrar novamente o(a) coachee.
Todos nós temos nossas crenças limitantes, que nos impedem de agir, de falar, de decidir muitas coisas, impedindo-nos de viver como sonhamos ou como gostaríamos que fosse (pelo menos em parte), portanto, se você se enxergou nesse tipo de situação e até conseguiu identificar uma ou mais de suas crenças limitantes, saiba que o coaching pode te ajudar, e muito. Diferente de uma terapia, o coaching consiste em um processo fechado, com início, meio e fim, totalmente focado nos seus objetivos e estado desejado, facilitando com que você consiga alcançar suas metas no aqui e agora.
Eu sou Coach de AutoEstima e de Atitude Empreendedora, e acredito que, construindo uma autoestima “blindada” e poderosa, sempre teremos ferramentas e chaves para alcançar nosso equilíbrio, mesmo nas mais profundas recaídas e momentos tensos ou de tristeza, acessaremos nossa “varinha mágica”, que libera as poderosas crenças potencializadoras, seja na situação que for! Então, no mínimo, sairemos de qualquer problema nos dando a oportunidade de pensar diferente, ao invés de simplesmente nos sentirmos vítimas e ficarmos paralisados. E, no máximo, atingiremos resultados que superam todas as expectativas, incluindo as nossas!
A primeira sessão de coaching, ofereço sempre de forma gratuita, e ela tem o poder de definir se você ousará fazer diferente e enfrentará todo o processo, obtendo resultados melhores e direcionando suas ações para o sucesso em sua vida. Portanto não espere mais…agende essa super oportunidade! Não tem compromisso, é apenas uma primeira sessão poderosa e gratuita de coaching! Clique AQUI e mande sua mensagem dizendo que tem interesse e eu agendarei contigo!
Se ainda tiver dúvidas se o coaching é para você, te dou também essa resposta: Clique AQUI e saiba as 3 condições básicas para esse processo de mudança definitiva! Espero por você! Grande abraço!
Autora: Natália Ceará – Psicóloga, Palestrante & Criadora do curso Autêntica-Mente, cujo intuito é que você performe com autenticidade na vida e na carreira. Estruturado a partir de mais de 13 anos de experiência (como profissional autônoma e celetista) e que utiliza ferramentas e técnicas de autoconhecimento e inteligência emocional para garantir resultados sólidos e mensuráveis.
Contatos: (19) 98456-5566 (Whatsapp disponível de segunda á sexta das 09h às 19h) ou pelo e-mail nataliacceara@gmail.com
Mídias:
Instagram: @natceara
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/nat%C3%A1lia-cear%C3%A1-a3419330/