Dificuldade de concentração e irritabilidade estão entre os sintomas; mudanças no estilo de vida podem auxiliar no gerenciamento deste sentimento e apreensão.

Considerada como o mal da vida moderna, a ansiedade é uma resposta normal do organismo a cenários de incerteza e a situações que interferem na rotina, como uma entrevista de emprego, problemas financeiros, apresentação de um trabalho, fim de um relacionamento, morte de uma pessoa querida. Pessoas ansiosas costumam apresentar alguns sintomas que podem levar dias, semanas ou meses para desaparecer. Inquietação, cansaço contínuo, dificuldade de concentração, irritabilidade e dificuldade para dormir ou permanecer dormindo são os sintomas mais comuns.

Estudos revelam que a ansiedade pode impactar negativamente no estilo de vida das pessoas. Elas tendem a ficar menos motivadas para o exercício físico e mais propensas a ingestão de bebidas alcóolicas e de alimentos com alta base de gordura e açúcar.

A boa notícia e que e possível administrar de forma mais tranquila a preocupação com situações circunstânciais, incorporando a rotina algumas dicas:

  • Invista em você: reserve tempo para atividades que possam relaxar, como massagem, caminhadas, meditação e yoga.
  • Deixe seu dia mais produtivo: liste metas diárias e elimine da listagem sempre que alcançar uma delas. Isso nos traz satisfação.
  • Aproxime-se de amigos e familiares: crie oportunidades para colocar o papo em dia e estar próximo de pessoas que lhe façam bem.
  • Cuide das finanças: se o salário costuma não ser suficiente para passar o mês, crie estratégias para organizar suas despesas e planejar o futuro.
  • Aceite que você não pode controlar tudo: mantenha uma attitude positiva e esforce-se para substituir pensamentos negativos por positivos.
  • Prefira refeições equilibradas: escolha vegetais, frutas, grãos integrais, alimentos ricos em fibras e fontes magras de proteína como peixes.
  • Limite o consumo de álcool: consumo moderado de álcool equivale a uma dose diária para as mulheres e duas doses para os homens. Uma dose é igual a 90 ml de vinho tinto, uma latinha de cerveja ou 50 ml de destilados.
  • Exercite-se regularmente: 150 minutos semanais de atividade aeróbica moderada ou 75 minutos de atividade aeróbica intensa podem ajudar reduzir estados depressivos.
  • Faça terapia: as técnicas de relaxamento podem ajudar a acalmar e encontrar novamente o equilíbrio emocional, por isso, pode ser uma boa ideia procurar um psicoterapeuta quando achar que não consegue vencer seus problemas emocionais sozinho. Este profissional poderá indicar algumas estratégias para se acalmar e irá promover o auto conhecimento, que é de grande ajuda para conseguir determinar o que a pessoa realmente deseja. Assim ela poderá encontrar o caminho para solucionar os problemas.

Espero que este artigo tenha auxiliado sua aprendizagem em como gerenciar sua ansiedade e, se realmente gostou, compartilhe o link com seus amigos, familiares e em suas redes sociais! Todos merecem saber mais!

Forte abraço!