Você tem ideia de como um abraço pode mudar a atitude de uma pessoa em um momento de raiva? Você já parou para pensar no poder que tem um abraço, quando uma pessoa está em depressão, triste, decepcionada, carente, magoada ou simplesmente cansada?

Receber um abraço de alguém querido já é extremamente acolhedor. Mas e se eu te disser que ele também é uma ótima arma contra o estresse e algumas infecções? Pois é, agora você já tem mais uma razão para sair abraçando e recebendo abraços.

Abraçar é a forma mais simples de liberar oxitocina, o hormônio do amor e da felicidade. Um abraço verdadeiro pode liberar as mesmas substâncias de quando você come um chocolate ou faz atividades físicas, trazendo diversos benefícios para o corpo e para a mente.

Conheça alguns benefícios do abraço para a saúde

Evidentemente, um abraço é dado e sentido de modo diferente por nós, mas tenha certeza de que a ação é uma ótima medicação, além de nos dar a sensação de sermos amados e estarmos protegidos.

Diminui o estresse

Pessoas que receberam abraços enquanto crianças são menos suscetíveis ao estresse quando adultas. Ao mesmo tempo, eles ajudam no controle das suas reações diante de situações estressantes e atenuam a ansiedade. E mais: relaxam a musculatura, reduzem a tensão corporal e propiciam um estado de relaxamento e calma.

Melhora a comunicação

Para quem quer investir na qualidade de um relacionamento, um abraço permite uma saudável troca de energia, impulsionando a capacidade de compreensão e a afinidade. É uma ferramenta de comunicação que diz ao outro sobre o que você sente por ele.

Aumenta a autoestima

Naquele momento em que mais precisa, alguém te abraça oferecendo apoio e proteção, especialmente em instantes tensos como por exemplo: saber o resultado de uma prova; realizar uma palestra; ou subir ao palco para uma apresentação. Um abraço atenua o nervosismo e faz o coração funcionar melhor.

Reduz a pressão arterial

Um abraço pode moderar as batidas cardíacas e baixar a pressão sanguínea, ajudando a redução dos riscos de doenças do coração. O efeito acontece porque a nossa pele tem uma rede de elementos de pressão em contato com o cérebro por meio de pequenos nervos em conexão com diversos órgãos.

Agora que você conhece o poder do abraço, nada melhor do que fazer uso desse gesto para equilibrar suas emoções, suas relações e harmonizar a vida pessoal e profissional

A relação entre o abraço e sua criança interior

As sensações dos abraços protetores recebidos na infância são mantidas até a vida adulta. Isso significa que um abraço carinhoso é capaz de transmitir a mesma sensação de proteção, acolhimento, aceitação e amor que um dia recebemos quando crianças. Tudo isso remete à proteção materna — a primeira demonstração de acolhimento, amor e carinho que recebemos na vida.

Isso explica porque crianças que cresceram sem contato com o afeto se tornam adultos inseguros, agressivos e com dificuldade para se relacionar. Essas pessoas não têm referência de afeto e encontram maneiras inconscientes de se proteger. Um “simples” abraço acolhedor na criança interior deste indivíduo pode mudar toda essa programação de sofrimento.

Cure o mundo com o abraço

Um abraço faz bem para a saúde física e emocional, ativa todo o corpo, auxilia na prevenção de doenças e acelera a recuperação do organismo. Além disso, um verdadeiro abraço traz proteção, amor e segurança que tanto faltam no mundo. Perceba como abraçar é muito mais do que um gesto de carinho: é um bem a você, ao próximo e ao mundo. Se inspirem e pratiquem a Terapia do Abraço.

Quer que seus amigos também conheçam os benefícios do abraço para a saúde física e mental? Que tal compartilhar este post com eles em suas redes sociais?

Grande abraço e até breve!