Siiiiim, esses dois superpoderes são as chaves para o seu autodesenvolvimento e crescimento em TODOS OS SENTIDOS (nos relacionamentos, no campo profissional, espiritual, financeiro, e onde mais você quiser e precisar!).

Parece até que o artigo poderia finalizar por aqui, não é mesmo?! Mas vamos tecer uma reflexão aqui que você poderá levar pela vida afora e sempre que precisar, reativar esse conteúdo em sua mente e coração, para renovar energias, atitudes e sentimentos. Afinal a vida é cíclica, e vira e mexe precisamos sacudir tudo dentro da gente, precisamos mudar a rota, ter novas metas, ou até mesmo um novo propósito de vida, nova missão! E por essas e outras reviravoltas que passamos, é que esse conteúdo para mim é tão fundamental e maravilhoso de ser trabalhado!

O mundo, a sociedade e a cultura infelizmente ainda sofrem muita influência na normose, já ouviram esse termo? Normose é querer ser normal numa sociedade, num mundo doentio, que possui padrões e modelos humanamente inalcançáveis e que são até prejudiciais à nossa saúde, nosso espírito, nosso corpo e principalmente, faz muito mal à nossa mente!

Comecemos pelo autoconhecimento! Enquanto você não dominar a si mesmo, não se conhecer, você vai viver para se defender e esquivar o tempo todo de suas próprias dores, fracassos, fraquezas, fragilidades e medos. Isso mesmo, você pode não perceber, mas vive o tempo todo através de seus mecanismos de defesa, fazendo e falando coisas para não assumir erros, para evitar dores e decepções que permeiam suas relações e seu dia a dia.

A partir do momento que você entende de onde, como e o porquê seus comportamentos e emoções são como são, quais suas raízes, o que eles trazem de vantagem (ou ganhos secundários) para você, somente assim, você poderá perceber o que sai perdendo, o que te sabota, as oportunidades de crescimento e evolução que você está perdendo, apenas por ser da forma que você vem sendo a vida toda!

Como uma vez um mestre disse à mim, que foi José Roberto Marques: “Quanto mais você se conhece, mais você se cura e se potencializa!” Flávia Kobal, uma coach e palestrante que admiro muito e tenho como modelo e mentora, também tem um lema muito bonito, no qual ela diz: “Quanto mais me conecto com a minha essência, mais perto fico do meu propósito”. Ou seja, nossa história tem muita força, nossa autenticidade, vulnerabilidades e forças, são os instrumentos que nos levarão à nossa prosperidade, pois só chegamos à paz de espírito e somos prósperos quando fazemos as pazes conosco mesmos, com nossas oscilações e, através disso, levamos nosso melhor, nosso aprendizado, nossa sabedoria à todas as pessoas quanto possível!

Equação de resumo: AUTOCONHECIMENTO + AUTOACEITAÇÃO + AUTOAMOR = AUTENTICIDADE + AUTOESTIMA LÁ EM CIMA + PROXIMIDADE À SUA MISSÃO!

 Conforme já deu para perceber, já coloquei a autoestima nessa equação. Nem todos que se conhecem muito bem, se amam e se estimam muito bem, pois para isso precisamos NOS AMAR e NOS ACEITAR (conforme equação!), mais que todos e tudo!

É preciso honrar e respeitar nossa própria história de força, de garra, de luta, de superação, sabendo valorizar quem somos, independente dos padrões, dos modelos, dos ditos “normais”, e parar (o quanto antes!!!!!) de se comparar, pois cada um tem sua família, sua história, sua criação, sua evolução, seus aprendizados, tornando cada vida um universo a parte!

Somente dessa maneira, e também praticando GRATIDÃO E AUTOPERDÃO O TEMPO TODO, você poderá sair da posição da vítima, negativa, pessimista, do escuro e do frio, para então conseguir olhar para o espelho com acolhimento, se amando exatamente como é e como pode ser!

Saberá, com essa autoaceitação e autoperdão, que merece toda a prosperidade e abundância que o universo tem a oferecer, que merece ser feliz e bem cuidado(a), amado(a), bem sucedido(a) e se relacionar com quem te faz crescer, te inspira, te acompanha, te defende, te impulsiona sempre para o seu melhor! Todos nós podemos e merecemos isso.

Todos temos nossas limitações e é nosso dever buscar superá-los. Porém, isso não quer dizer que assim seremos melhores que os outros, mas sim melhores do que fomos até então, e é para isso que estamos nesse planeta: para EVOLUIR. 

Mas antes, o esforço para dentro de nós é o primeiro passo. Portanto, não tenha receio de fazer essa reforma íntima, esse mergulho em si mesmo(a), para, a cada metro de profundidade, saber o que te impede de verdade de ser, fazer, conseguir a alcançar tudo o que você sonha e merece para sua vida.

Busque o melhor método para você, tenha mentores, profissionais, pessoas em quem se inspirar, e também para te apoiar e trazer as ferramentas necessárias para você realizar essa jornada.

Nós psicólogas(os), coaches, mentores, terapeutas etc, estudamos e já fizemos (na maior parte das vezes) toda essa viagem para o buraco dentro de nós e de nossas histórias, e saímos muito melhores e mais fortalecidos, além de estudar, por anos e anos, técnicas, teorias, metodologias, casos e mais casos para poder fornecer os insights e as análises mais assertivas para o que cada pessoa necessita.

Por isso confie na pessoa que você sentir que realmente poderá lhe ajudar e siga em frente!

Aqui no Blog, temos muitos outros conteúdos que poderão lhe ser úteis de alguma maneira! Espero que este tenha sido um deles! Volte sempre e gratidão pela leitura!

Abraços,

Natália.