Nesse período de quarentena por conta do COVID-19 (ou Coronavírus), infelizmente grande parte das pessoas estão sem trabalhar, precisando reinventar-se, lidando com uma forte carga de stress e medo pelo futuro, no entanto, muitas pessoas tem vindo nos abordar para entender como lidar melhor quando se trabalha de casa, o famoso HomeOffice, desafio que também tem gerado muito stress, ansiedade, por conta das dificuldades encontradas no âmbito doméstico para se organizar, ter foco, conseguir priorizar demandas, estabelecer limites, prazos e seguir tendo uma rotina saudável.

Realmente bem desafiador, não é? Chega a parecer impossível, mas, com as dicas abaixo, com certeza o direcionamento ficará mais claro e tranquilo! Só não podemos perder de vista algo FUNDAMENTAL: Somos seres falíveis, nosso dia é cheio de interrupções e imprevistos (imagina para quem está com os filhos em casa?!), portanto, nunca será uma rotina perfeita, em todos os sentidos, o tempo todo! Nem mesmo tente nem queira atingir esse padrão inalcançável de qualidade, ou então,o stress e angústia pela autocobrança, só irão se somar ao stress das dificuldades do HomeOffice, piorando sua qualidade de vida e sua saúde emocional!

Sem mais delongas então! Vamos às dicas! Caso tenha algum comentário, sugestão, ideia sobre esse tema, deixe para nós aqui em baixo nos comentários! Vamos adorar!

RECOMENDAÇÕES PARA UMA ROTINA DE TRABALHO SAUDÁVEL E EFICAZ:

1. Se você é um Líder ou exerce cargo que, indiretamente, lidera outras pessoas:

Comunicação é a chave para o equilíbrio na equipe! O objetivo é manter a conexão, demonstrar cuidado e ajudar o profissional a priorizar o trabalho durante este período incerto e muito novo para ele (caso não tenha trabalhado de casa antes). Para tanto:

  • Realize reuniões frequentemente, 1 ou mais vezes ao dia para alinhar todas as questões que a sua área vem enfrentando, prioridades, prazos, também mostrando interesse em saber como as pessoas estão se sentindo no dia a dia, como estão enfrentando suas rotinas.
  • Comunique imediatamente eventuais alterações nas prioridades do trabalho de sua equipe.
  • Flexibilidade é muito importante. Entenda que é um desafio trabalhar em casa, cada um tem uma situação diferente com filhos, animais de estimação, barulhos, interrupções etc. Portanto, se necessário, reveja prazos, entre mais vezes em contato para renegociar prioridades, fazendo-se presente na jornada de trabalho de seu time!
  • Importante ressaltar que, durante a jornada de trabalho o profissional deverá permanecer em casa. Oobjetivo do trabalho “home office” nesse momento é evitar a propagação do Coronavírus.

2. Se você é um Profissional (parte de uma equipe), empreendedor ou autônomo:

  • Cobre de seus líderes que se comuniquem diariamente. Ajudem também a manter o diálogo aberto e constante.
  • Não deixe chegar no último momento, em cima de um prazo, para dizer que não foi possível atender determinada demanda, tarefa ou atividade. Busque dizer o quanto antes que está com dificuldade, que existem muitas prioridades, visando negociar quem pode ajudar, se o prazo pode ser revisto, assim evita-se mais ansiedade lá na frente e chateação por falta de planejamento.
  • IMPORTANTÍSSIMO: Faça breves intervalos que permitam que você fique em pé, alongando o corpo vez ou outra e caminhando mesmo que seja dentro de casa.
  • Hidrate-se o máximo que conseguir, coma lanches saudáveis e ESTABELEÇA HORÁRIOS para, de fato, sentar-se à mesa e fazer suas refeições, sem notebook, sem celular. Deixe avisado se precisar que aquele é seu horário de almoço.
  • Mantenha contato com seus colegas, utilize as ferramentas que a empresa ou você disponibiliza, como o Hangouts, Skype, Zoom, Whatsapp etc. Conexão é importante!!
  • Crie um espaço de trabalho exclusivo, se possível,onde haja o mínimo possível de interrupções, no qual favoreça seu foco e atenção e que disponha de todos os materiais e recursos que irá precisar no dia.
  • Caso tenha filhos(as), crie, envolvendo toda à família, uma rotina, um cronograma da semana, incentivando a responsabilidade que cada um tem dentro do lar, ou seja, que todos tem seu papel. Estabeleçam juntos o momento de estudar (como se estivessem na escola mesmo), os horários de se alimentar, de contribuir com as tarefas domésticas (para aqueles que tem idade para isso), de dormir, de descansar e fazerem coisas juntos, pois nesse período que todos estamos enfrentando, a união e o amor fazem toda a diferença!

3. Recomendações para se ter qualidade de vida profissional x pessoal:

  • Não misture questões de trabalho com vida pessoal, faça um acordo com a sua família e estabeleça alguns limites, principalmente com relação aos horários. Contudo, saiba que não está no controle de tudo. Seu filho(a) acabará fazendo barulhos, pode ser que se sinta mal e você precise parar tudo para acudi-lo(a), e está tudo bem! Seu (sua) gerente precisará compreender essas nuances e aceitar que faz parte do momento;
  • Simplifique, mantenha um espaço limpo e bem organizado, com tudo que você precisa por perto, como já dissemos acima. Limpeza e organização ajudam comprovadamente o cérebro a focar e ter melhor performance, pois não haverá stress e preocupação com a bagunça ou sujeira no ambiente.
  • Trabalhe com objetivos, deixe claro quais suas metas  daquele dia, porém, ao ter imprevistos, ou receber outras demandas e urgências durante o dia, comunique-se e reveja se é possível mudar seu planejamento.

Essas foram nossas principais dicas e recomendações! Você já enfrentou algo diferente de tudo que está citado acima? Compartilhe conosco, ajude outras pessoas que estão lendo esse artigo junto contigo!

Grande abraço e obrigada por sua presença e seu tempo aqui conosco!