O hormônio conhecido como cortisol é produzido pelas glândulas suprarrenais, que estão localizadas acima dos rins, A função primeira do cortisol é ajudar o organismo a reduzir inflamações, controlar o estresse, ajudar no funcionamento do sistema imunológico, e manter os níveis de açúcar no sangue e a pressão arterial constantes.
Porém, o cortisol é alvo de muitas preocupações uma vez que quando ele se encontra em altos níveis ele pode trazer muitos malefícios, e quando se encontra muito baixo também. Nesse sentido, os níveis de cortisol no sangue podem variar até mesmo durante o dia, pois estão diretamente relacionados com as atividades do dia a dia e com a serotonina.
Normalmente, os níveis de cortisol são maiores pela manhã e vão diminuindo ao longo de dia caso você seja uma pessoa diurna. Se você for o tipo de pessoas noturna esses papéis se invertem, tendo maiores níveis a noite e menores durante o dia.
O cortisol alto no sangue pode originar sintomas como perda de massa muscular, aumento de peso ou diminuição de testosterona ou ser indicativo de problemas, como a Síndrome de Cushing, por exemplo.
Já o cortisol baixo pode originar sintomas de depressão, cansaço ou fraqueza ou ser indicativo de problemas, como a Doença de Addison, por exemplo.
Cortisol Alto
O cortisol alto pode originar sinais e sintomas como:
- Perda de massa muscular;
- Aumento do peso;
- Aumento das chances de osteoporose;
- Dificuldade na aprendizagem;
- Baixo crescimento;
- Diminuição da testosterona;
- Lapsos de memória;
- Aumento da sede e da frequência em urinar;
- Diminuição da libido;
- Menstruação irregular.
O cortisol alto também pode indicar uma doença chamada Síndrome de Cushing, que gera sintomas como aumento rápido do peso, com acúmulo de gordura na região abdominal, queda de cabelo e pele oleosa.
Tratamento para o Cortisol Alto
O tratamento para o cortisol alto pode ser feito com remédios prescritos pelo médico, mas o consumo do inhame constitui um ótimo remédio caseiro. Outras formas de controlar naturalmente os níveis de cortisol no sangue é fazendo exercício físico regularmente, ter uma alimentação saudável aumentando o consumo de vitamina C e diminuindo o consumo de cafeína.
Cortisol Baixo
O cortisol baixo pode causar sinais e sintomas de:
- Depressão;
- Fadiga;
- Cansaço;
- Fraqueza;
- Desejo repentino de comer doces.
O cortisol baixo também pode indicar que o paciente tem Doença de Addison, que gera sintomas como dor abdominal, fraqueza, emagrecimento, manchas na pele e tonturas, principalmente ao levantar.
Exame de Cortisol
Saber como andam seus níveis de cortisol pode ser bastante fácil, uma vez que o exame é simples e pode ser feito através de uma amostra de sangue, saliva ou urina.
Caso o seu exame possua alterações nos níveis de cortisol, procure um médico especializado, no caso, um endocrinologista que possa ajudar você com o tratamento, e com a descoberta das causas, investigando inclusive se existe a possibilidade de uma doença mais grave, ou se essa é apenas uma alteração normal que precisará de um pequeno tratamento para ser corrigida.
Esperamos que esse conteúdo possa ter sido útil de alguma maneira. Volte sempre pois nossos artigos e vídeos estão sempre chegando por aqui. E fique à vontade para compartilhar nossos artigos em suas redes sociais. Grande abraço!